Notícias do Portal Vermelho

8 de mar. de 2012

PCdoB - o partido do socialismo tem história


Por Jeferson Malaguti Soares *


Emprestamos atenção especial à nossa história, ao nosso passado, pois ele é fecundo e consistente, e de um projeto bem definido, antes de tudo, coerente. A história da coesão partidária do PCdoB é elemento fundamental de conformação de sua identidade política e de sua memória coletiva.

Nosso objetivo maior é a construção de uma nova sociedade mais justa e humana, sem as desigualdades gritantes do capitalismo, que promova a cidadania e defenda a soberania nacional. Nosso rumo é o socialismo democrático onde o trabalho do homem prevaleça sobre o capital, onde a produção vença a especulação financeira e onde a legitimação política advenha exclusivamente do povo.

Nosso partido nasceu em 25 de Março de 1922 – estamos completando 90 anos profícuos, dos quais mais de 50 passados na clandestinidade, sempre próximo dos trabalhadores, longe dos mimos do poder, suportando golpes de força, covardes - como o verdadeiro partido do proletariado brasileiro.

Em 1962, o partido foi reorganizado, orientado pelos princípios marxista-leninistas, em contraponto a um grupo revisionista que pretendia reformar os conceitos que pautaram a sua criação. Foi então que nomes como o de João Amazonas, Agildo Barata, Mauricio Grabois, Pedro Pomar e Ângelo Arroyo tomaram a iniciativa de preservar nossa história, nossa memória histórica e nossos princípios incorruptíveis.

Combatemos a ditadura militar (1964/1985) através da Guerrilha do Araguaia, sul do Pará, entre 1972 e 1974 - façanha histórica de heroísmo e abnegação, exemplo de tenacidade, de luta e coerência com os princípios revolucionários do partido. Nossos combatentes foram cruelmente assassinados pela maior mobilização militar brasileira depois da II Guerra Mundial. A guerrilha do Araguaia teve grande importância no processo de derrota do regime militar e na redemocratização do país. A história tem desempenhado um papel destacado na trajetória do PCdoB.

Em nossa bagagem temos uma respeitável atividade política, laureada de vitórias eleitorais significativas: vereadores, deputados, prefeitos e senadores eleitos; participação nas frentes de esquerda montadas para as últimas eleições presidenciais de Lula e Dilma; grande influência no sindicalismo e movimentos sociais e uma contundente inserção junto aos setores jovens da população, particularmente no movimento estudantil.

Em Ribeirão das Neves o partido foi fundado em 1991 e cresce vigorosamente nestes 21 anos graças ao estoicismo de nosso presidente, o camarada João dos Santos Ribeiro (vulgo João Faísca). Um dos pontos culminantes da trajetória do partido no município ocorreu em 2008 com a eleição do primeiro vereador do partido na cidade, o Professor Valter Bento.

Nossa história partidária, portanto, é nossa identidade política.


*Jeferson Malaguti Soares é membro da Executiva do PCdoB em Ribeirão das Neves.